25 maio 2009

Blogues para educar

"Os weblogs têm um grande potencial como ferramenta no âmbito do ensino, podendo-se adaptar a qualquer disciplina, nível educativo e metodologia do professor.

As características próprias do formato blogue favorecem o seu aproveitamento nos processos de ensino-aprendizagem dentro da metodologia construtivista e de acordo com as necessidades educativas da Sociedade da Informação e Comunicação em que vivemos.

  • Os blogues não garantem uma maior eficácia educativa por sua mera utilização.
  • Uma proposta de modelo de ensino com weblogues dentro de uma pedagogia construtivista entende o blogue como um meio pessoal e próprio do aluno.
  • O blogue passa de monólogo a diálogo, passa a ser conversação.
  • Os weblogues podem ser considerados como um "espaço intermédio" entre o ensino presencial e os sistemas estruturados de e-learning.
  • Ser um bom leitor de blogues ajuda a ser melhor blogueiro/blogger, isto porque de forma indirecta se assimilam estruturas e comportamentos próprios do meio.

Segundo a pedagogia construtivista, o professor actua como mediador, facilitando os instrumentos necessários para que seja o estudante a construir o seu próprio conhecimento, a sua aprendizagem. Portanto, tem especial importância a capacidade do professor em diagnosticar os conhecimentos prévios do aluno e garantir um clima de confiança e comunicação no processo educativo.

As características próprias dos blogues fazem desta ferramenta um instrumento de grande valor para o uso educativo dentro do modelo construtivista. "

Referência bibliográfica:

- LARA, Tíscar (2005). Blogs para educar. Usos de los blogs en una pedagogia constructivista. Cuaderno de Comunicación e Innovación, Nº 65 2ª época.

Disponível em: http://www.telos.es/articulocuaderno.asp?idarticulo=2&rev=65

Sem comentários: