As características próprias do formato blogue favorecem o seu aproveitamento nos processos de ensino-aprendizagem dentro da metodologia construtivista e de acordo com as necessidades educativas da Sociedade da Informação e Comunicação em que vivemos.
- Os blogues não garantem uma maior eficácia educativa por sua mera utilização.
- Uma proposta de modelo de ensino com weblogues dentro de uma pedagogia construtivista entende o blogue como um meio pessoal e próprio do aluno.
- O blogue passa de monólogo a diálogo, passa a ser conversação.
- Os weblogues podem ser considerados como um "espaço intermédio" entre o ensino presencial e os sistemas estruturados de e-learning.
- Ser um bom leitor de blogues ajuda a ser melhor blogueiro/blogger, isto porque de forma indirecta se assimilam estruturas e comportamentos próprios do meio.
Segundo a pedagogia construtivista, o professor actua como mediador, facilitando os instrumentos necessários para que seja o estudante a construir o seu próprio conhecimento, a sua aprendizagem. Portanto, tem especial importância a capacidade do professor em diagnosticar os conhecimentos prévios do aluno e garantir um clima de confiança e comunicação no processo educativo.
As características próprias dos blogues fazem desta ferramenta um instrumento de grande valor para o uso educativo dentro do modelo construtivista. "
Referência bibliográfica:
- LARA, Tíscar (2005). Blogs para educar. Usos de los blogs en una pedagogia constructivista. Cuaderno de Comunicación e Innovación, Nº 65 2ª época.
Disponível em: http://www.telos.es/articulocuaderno.asp?idarticulo=2&rev=65
Sem comentários:
Enviar um comentário