27 maio 2009

Pedagogia com e sobre blogues


" A rede deve ser utilizada como meio e objecto de conhecimento, de tal maneira que se desenvolvam didácticas adaptadas à formação contínua e à distância em novo modelo de aprendizagem centrado no aluno. O ensino com e sobre blogues responde a esta nova realidade social, visto que poderá contibuir na gestão da abundante informação e a extrair sentido da mesma.
Quando a intodução de uma nova tecnologia reproduz modelos de ensino dominantes e simplesmente se utiliza para «fazer o mesmo de sempre, apenas com novos suportes», não trazemos nada de novo à função didáctica. Os blogues, assim como qualquer nova tecnologia, não garantem uma maior eficácia educativa por sua mera utilização. O resultado dependerá do enfoque, dos objectivos e da metodologia com que são integrados em cada programa educativo.
Segundo Downes (2004), independentemente do seu conteúdo, entenderemos o blogue como um formato - com uma estrutura determinada - e como processo dentro de um ecossistema próprio da rede."

Referência Bibliográfica:
- LARA, Tíscar (2005). Blogs para educar. Usos de los blogs en una pedagogia constructivista. Cuaderno de Comunicación e Innovación, Nº 65 2ª época.
Disponível em: http://www.telos.es/articulocuaderno.asp?idarticulo=2&rev=65

Sem comentários: