José Manuel Pérez Tornero no capítulo 3 do livro que coordena "Comunicação e Educação na Sociedade da Informação - Novas linguagens e consciência crítica" (2007) refere-nos a nova situação de mediação e a sua perspectiva do novo ensino da linguagem e pela linguagem, aspectos que estão fortemente relacionados com a origem da minha investigação ao nível dos blogues escolares e das linguagens neles implementadas, as quais favorecem o processo de comunicação tão importante num outro processo que é o de ensino-aprendizagem.
Para Tornero "esta nova escrita icónica e abstracta, e os novos meios que a acompanham, consolida-se numa situação de comunicação muito diferente daquela criada pelo texto escrito, representada por aquilo a que se chamou hipermédia - meios de comunicação que se expandem em redes multimédia..." Assim, considera que a nossa cultura passou de uma fase de competência textual para uma de competência hipermédia, a qual será " a combinação de uma capacidade de manipulação de múltiplas linguagens convergentes e de uma habilidade para a autogestão na situação de comunicação construída pelas redes telemáticas multimédia. Aos investigadores da actualidade cabe a tarefa de teorizar esta nova competência".
E é tarefa da educação actual integrar esta nova competência nas suas práticas, teorias e processos pedagógicos, uma dessas formas é a utilização dos blogues nas suas diversas vertentes.
A competência hipermédia é "um conceito amplo e renovado de competência comunicativa que corresponde melhor à sociedade mediática em que vivemos. A linguagem ou as linguagens são meios de expressão, de comunicação e ferramentas de racionalização, independentemente de a sua substância ser oral ou gráfica e de terem por unidades as palavras ou qualquer outro tipo de signos. (...) dispomos de novos media, avançamos na digitalização de sinais, na elaboração de programas de criação de imagens e de escrita audiovisual. A oportunidade de integrar estas linguagens na reflexão e no estudo não deveria ser desperdiçada."
Para concluir Tornero ainda salienta que "actualmente, a escrita e a leitura não só mantêm como aumentam a sua importância, mas paralelamente, cresce a urgência de reconhecer o fenómeno da comunicação e da expressão na sua realidade integral. As escolas devem, hoje, empenhar-se a fundo na concretização deste objectivo."
Referência Bibliográfica:
- TORNERO, José (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação - Novas linguagens e consciência crítica. Porto. Porto Editora, pp. 65 e 67.
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