No seu livro Computadores, Ferramentas Cognitivas - Desenvolver o pensamento crítico nas escolas (2007: 20) defende que a forma como são utilizadas as tecnologias nas escolas deve sofrer alterações, isto é, a tecnologia não pode continuar a ser o professor, mas tomar o lugar de parceira neste processo educativo.
Segundo este autor, os alunos não aprendem a partir das tecnologias, mas elas devem apoiar a construção dos significados, para isso acontecer é fundamental apresentar aos alunos situações concretas, nas quais possam aprender com as tecnologias.
Para facilitar a compreensão deste raciocínio, o autor apresenta cinco pontos que considera essenciais, para que o aluno aprenda com as tecnologias.
Assim, considera que se contribui para a construção do conhecimento do aluno quando:
- Os computadores apoiam a construção do conhecimento;
- Os computadores apoiam a exploração;
- Os computadores apoiam a aprendizagem pela prática;
- Os computadores apoiam a aprendizagem pela conversação;
- Os computadores são parceiros intelectuais que apoiam a aprendizagem pela reflexão.
Seguindo esta linha de pensamento, os blogues como ferramentas cognitivas adaptadas para funcionarem como parceiros intelectuais dos alunos, poderão estimular e facilitar o pensamento crítico e a aprendizagem significativa.
Já agora recomendo a leitura desde interessante livro!
1 comentário:
Bem, também já li este livro e considero-o bastante bom e actual para o futuro das novas tecnologias.
As perspectivas que apresenta das ferramentas cognitivas são bastante ilucidativas e empregues a qualquer ferramenta tecnológica que já existe ou que ainda possa existir. Bom trabalho!
Enviar um comentário