27 abril 2009

"Redes, comunidades e relações online"




No livro: "Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior" a autora do primeiro capítulo, Luísa Aires, em resumo diz-nos que:


"Pensar o fenómeno da Comunicação, no contexto da Sociedade em Rede, supõe uma reflexão focalizada nos múltiplos âmbitos da actividade humana, nomeadamente nos processos de construção identitária e de mediação de conhecimento. O paradigma da sociedade rede e digital redefine, no discurso e nas práticas educativas, conceitos como os de comunidade de aprendizagem, construção conjunta de conhecimento e conhecimento situado; redefine o perfil e as culturas do estudante virtual; redimensiona os contextos, as intencionalidades e os usos dos instrumentos mediadores da aprendizagem; facilita a redescoberta de novos fluxos e dinâmicas de interacção, de novas relações e grupos." (2007:17)


A autora referência Álvarez e Aguilar (2005) para definir as redes sociais de interacção como "grupos de indivíduos que (...) se interrelacionam com um fim específico, caracterizado pela existência de fluxos de informação."
Assim, as redes sociais são constituídas pelos chamados actores ou nós, vínculos ou relações e fluxos. Dá-se o aparecimento de comunidades virtuais ou cibercomunidades quando às novas sociabilidades online se associam vínculos relacionais de compromisso e partilha, sendo construídas a partir da comunicação, negociação e troca de significados, ao nível virtual, caracterizada por sentimentos de pertença, reciprocidade e identidade.
A utilização independente, descentralizada e madura das tecnologias tem contribuído para aumentar o potencial das comunidades virtuais e promover valores como a democracia, educação, ciência, poder e cidadania.
Referência Bibliográfica:
- AIRES, Luísa (2007). Comunidades e relações Interpessoais Online: reflexões no âmbito do projecto "@prender.com". In Luísa Aires, José Azevedo, Ivone Gaspar e António Teixeira (Coords.). Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior. Projecto@prende.com. Lisboa: Universidade Aberta, pp. 17 e 21.

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