O modo como os meios audiovisuais são introduzidos na sala de aula pelo professor depende do seu conceito de comunicação, uma vez que a compreensão que se tem da comunicação reflecte-se na posição que se toma perante as tecnologias da comunicação e na respectiva aplicação do domínio no ensino.
A utilização integrada de múltiplos formatos (o texto, a imagem/fotografia, o som/áudio e o vídeo), num mesmo espaço para apresentar a informação, facilita a assimilação e retenção da informação, contribuindo para a aquisição do conhecimento.Cada um destes formatos de linguagem assume uma personalidade própria com um papel específico e de destaque no processo de aprendizagem, por isso o meu interesse em debruçar o meu estudo ao nível da utilização das diferentes linguagens nos blogues.
Segundo Chermann e Bonini (2000:26) as multilinguagens favorecem a aprendizagem. O ser humano consegue reter 10% do que vê, 20% do que ouve, 50% do que vê e ouve e 80% do que, simultaneamente, vê, ouve e faz.
A utilização integrada de múltiplos formatos (o texto, a imagem/fotografia, o som/áudio e o vídeo), num mesmo espaço para apresentar a informação, facilita a assimilação e retenção da informação, contribuindo para a aquisição do conhecimento.Cada um destes formatos de linguagem assume uma personalidade própria com um papel específico e de destaque no processo de aprendizagem, por isso o meu interesse em debruçar o meu estudo ao nível da utilização das diferentes linguagens nos blogues.
Segundo Chermann e Bonini (2000:26) as multilinguagens favorecem a aprendizagem. O ser humano consegue reter 10% do que vê, 20% do que ouve, 50% do que vê e ouve e 80% do que, simultaneamente, vê, ouve e faz.
Por isso, estes meios que oferecem multilinguagens e interactividade, como a Internet com seus serviços disponibilizados, se têm tornado bastante populares e muito procurados como recurso didático, é o caso do blogue.
Dado que a Web trouxe facilidade de integração de diferentes linguagens num blogue, pretendo com este meu estudo compreender até que ponto esta maior dinâmica comunicacional, que nos envolve o blogue é potencialmente motivadora de aprendizagens, contribuindo para uma maior participação e envolvimento dos alunos nas actividades extracurriculares.
Sem comentários:
Enviar um comentário