23 abril 2009

Imagem e Pedagogia


"Imagem e Pedagogia" é mais uma obra que me tem auxiliado na minha investigação.

Dirige-se "aqueles que se interessam pela imagem - comomeio de significar-, aqueles que se interessam pela pedagogia - como prática significante - e muito particularmente aos responsáveis pelo ensino e pela formação que se questionam sobre as possibilidades oferecidas pelas imagens para aprender."(Jacquinot-Delaunay, 2006:22)



Ao longo da minha leitura fui sublinhando alguns pensamentos bastante importantes, de todos eles gostaria de partilhar duas ideias, uma de Max Egly e a outra de Rudy Bretz autores referênciados nesta obra, isto sobre as temáticas de Informar e Instruir.


Assim sendo, segundo "Max Egly «a intenção didáctica» tem como objectivo fazer apreender por um espectador dados novos. Na verdade, há aqui mais do que uma simples intenção de informação. Se a informação se pode definir como «um pensamento que existe em qualquer lado no espaço e no tempo» a instrução é «um processo, uma série de acções ou de operações tendo em vista um resultado»."


Rudy Bretz diz que "Nos dois casos (no sistema de informação e no sistema de instrução) os sistemas de comunicação veiculam mensagens cujo conteúdo é da informação. A diferença deve-se ao objectivo perseguido. O objectivo do sistema de instrução é o de permitir ensinar aquele que estuda, o objectivo do sistema de informação é o de informar o utilizador."


Bem penso que são dois pensamentos bastante interessantes e que nos fazem reflectir!


Referência bibliográfica:

Jacquinot-Delaunay, Geneviève (2006). Imagem e Pedagogia. Mangualde: Edições Pedago, pp.22 e 29.

Sem comentários: