09 junho 2009

O'Donnell, 2005

Segundo O'Donnell (2005) uma proposta de modelo de ensino com blogues dentro de uma pedagogia construtivista entende o blogue como um meio pessoal e próprio do aluno, de tal maneira, que pode utilizá-lo de um modo transversal ao longo da sua vida de estudante. O papel do professor neste modelo será o de facilitador neste novo espaço de aprendizagem, acompanhando o aluno no seu próprio caminho de experimentação e aprendizagem através desta ferramenta - o blogue.

A estrutura dos blogues permite a elaboração do pensamento de uma maneira sequencial, levando a um alto grau de control sobre o discurso. Praticamente tudo é modificável num blogue sem que afecte a sua disposição geral: reeditar um post; assinalar uma nova categoria; novas ligações, etc.

O aluno dispõe de todas as opções que potenciam a linguagem hipertextual para compor a sua publicação on-line e contextualizar cada novo post dentro do discurso do seu blogue. A incorporação de tags compartilhados por comunidades como Technorati, Flickr ou Del.icio.us, demonstra um esforço de reflexão constante no estudante e faz participar de um projecto global, aberto e colaborativo, construíndo-se o conhecimento de baixo para cima.



Referência Bibliográfica:- LARA, Tíscar (2005). Blogs para educar. Usos de los blogs en una pedagogia constructivista. Cuaderno de Comunicación e Innovación, Nº 65 2ª época. Disponível em: http://www.telos.es/articulocuaderno.asp?idarticulo=2&rev=65

Sem comentários: